quinta-feira, 6 de maio de 2010

Festival Fimfa de volta!

imagem de "petites âmes" de Paulo Duarte,
"A imaginação em marcha. Um universo poético e visual que toca e interroga o modo de como se cria a recordação."

FIMFA está de volta e celebra este ano 10 anos!


De 6 a 30 de Maio de 2010, Lisboa será de novo o grande ponto de encontro do teatro de marionetas e formas animadas. Artistas de todo o mundo e de reconhecido mérito internacional serão convidados para apresentarem as últimas novidades.
Apresenta formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, não esquecendo o contraponto com as formas mais tradicionais.
Nesta edição comemorativa, que cobre o período de vinte e cinco dias, vinte e sete companhias foram convidadas, provenientes de treze países, Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Finlândia, Holanda, Japão, Reino Unido, República Checa, Taiwan e, é claro, Portugal. Os espaços de apresentação vão ser o Museu da Marioneta, o Teatro Maria Matos, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém, o Museu do Oriente, o Cinema S. Jorge e o CAMa – Centro de Artes da Marioneta.

" Uma viagem ao mundo onde tudo pode acontecer… coloquem os vossos chapéus de exploradores e deixem-se levar por caminhos impossíveis."


algumas sugestões:

A companhinha holandesa Electric Circus apresenta Mono, um macaco do circo muito teimoso. É extremamente convincente e alguns membros do público expressam o seu choque e horror, convencidos de que um “verdadeiro” macaco está a ser usado. Mono anda de bicicleta, toca órgão, mete-se com todo o público, faz imensas diabruras, provoca gargalhadas e possui, inclusive, o poder de nos comover… consegue tudo o que quer só de nos olhar nos olhos… mas tenham cuidado, pois ele é um macaco travesso!…

Mono, The Monkey

LGO. DO CHIADO R. GARRETT - 6 e 7 de Maio às 18h30 | 8 de Maio às 11h30

MUSEU DA MARIONETA - 6 de Maio às 21h e 22h30

TEATRO MARIA MATOS - 7 e 8 de Maio às 21h

JARDIM DAS ESTACAS - TEATRO MARIA MATOS - 9 de Maio às 17h

O grupo Figuren Theater Tübingen participou no FIMFA Lx2 com o espectáculo Flamingo Bar, onde o público português teve a oportunidade de se maravilhar com as suas peculiares criaturas, para além de uma extraordinária manipulação! Uma oportunidade única de rever um dos maiores nomes do teatro de marionetas contemporâneo e a sua criação Salto. Lamento or the nocturnal side of affairs. No campo das marionetas de fios, Frank Soehnle é um dos maiores actores-manipuladores, flexível e minucioso, inteiramente concentrado em todos os seus movimentos, com uma precisão extrema. Verdadeiramente impressionante e a não perder!

Salto. Lamento

MUSEU DA MARIONETA - 6 e 7 de Maio às 21h30

Valeria Guglietti está de regresso com a sua arte única, em que a combinação de mãos e dedos num ecrã branco podem contar um milhão de histórias, mantida apenas por alguns indivíduos em todo o mundo: as Sombras com as Mãos. A fantástica evolução da normal sombra, num criativo espectáculo, complementado por música e efeitos sonoros. Uma reminiscência de antigos serões familiares e de espectáculos de magia do século XIX...

Não Toquem Nas Minhas Mãos

MUSEU DA MARIONETA | Claustro - 6 de Maio às 23h | 7 de Maio às 22h45

Paulo Duarte também faz parte da história do FIMFA. Agora no colectivo Là Où apresenta um espectáculo de pequenas formas, onde propõe um universo poético e visual que toca e interroga as formas de como se cria a recordação. Os jogos de percepção e de experiências visuais levantam a questão da subjectividade da memória. Como se formam as recordações? Como diferem? Como é que um mesmo acontecimento se pode recontar e transformar-se?

Alminhas - Petites Âmes

CAMa – CENTRO DE ARTES DA MARIONETA - 6 de Maio às 23h30 e 00h15 | 7 e 8 de Maio às 23h e 23h45

Uma brisa fresca chega da Finlândia com WHS - Ville Walo e Kalle Hakkarainen. O título “Keskusteluja”: discussões, funciona também como um simples impulso para reflectir sobre outras questões, que se escondem debaixo de um humor e estética singulares. Será que podemos acreditar nos nossos olhos? Tudo parece labiríntico e surreal. O palco é um espaço de mudança, de circuitos de imagens. Os últimos recursos da tecnologia digital dão origem a um espectáculo que combina elementos do circo, como malabarismo acrobático e magia, com dança e teatro de objectos, enquanto explora o tema da comunicação e lembra o direito dos seres humanos a terem um espaço seu, um espaço livre de todas as obrigações… uma viagem através dos tempos, coreográfica, singular e alucinante.

KESKUSTELUJA (Discussions)

TEATRO MARIA MATOS - 7 e 8 de Maio às 21h30

É com uma enorme alegria que o FIMFA apresenta pela terceira vez uma das formas tradicionais mais puras do Teatro de Marionetas, os Bonecos de Santo Aleixo.

Auto da Criação do Mundo

MUSEU DA MARIONETA - 8 de Maio às 21h30 | 9 de Maio às 15h

O Teatro de Ferro apresenta-se novamente no FIMFA, agora com um projecto muito curioso e experimental, que decorrerá num jardim e onde o público, individualmente, poderá seguir e escutar esta curiosa criação.

Sexta-Feira

JARDIM DAS ESTACAS – TEATRO MARIA MATOS - 8 e 9 de Maio às 17h30

Toda a programação em http://fimfalx.blogspot.com/


a não perder, mais uma criação da companhia Circulando
12 de
Maio às 21h30, Museu da Marioneta


“Paisagens em Trânsito” tem como cenário um átrio de uma estação de comboios imaginária, há um homem carregado de malas. Viajante sem destino com uma história guardada na bagagem.
A linha de comboio une as pontas à história. Começa no mesmo ponto onde termina. Pelo meio atravessa, invisível, o mundo interior do viajante. Será mesmo um viajante? O condutor do comboio? O guarda da estação? Personagens que nos ajudam a construir o nosso próprio comboio e seguir viagem.
Desenvolvendo as linguagens do teatro de marionetas e do objecto, do teatro físico, a temática do exílio surge neste solo como centro de interrogações."



"As pequena cerimónias"
23 de Maio às 17h Museu da Marioneta

de João Calixto e Tiago Viegas (PT)





The Wedding of the Mice”
Taiyuan Puppet Theatre Company
no Clautro do Museu da marioneta 20, 21 e 22 de Maio às 21h30
um encontro mágico entre a cultura ocidental e oriental.



“The Seed Carriers” , de Stephen Mottram
Museu da marioneta 24 e 25 de maio às 21h30

"
Imaginem uma raça de pequenas criaturas que se assemelham a humanos, mas que na realidade, são mais como insectos ou plantas. São os portadores de sementes: “The Seed Carriers”. Valiosos e vulneráveis, são criados para as sementes que nascem no seu interior. Têm de desenvolver a sua astúcia para sobreviverem ao impiedoso sistema social em que vivem. Por isso, com a ajuda de máquinas fabulosas, disfarçam-se de pássaros, peixes e insectos...."