quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

desafio: "new visions of the classic"



Um dia, sem contar, na Tsuru pousou uma pessoa muito especial; uma distribuidora de livros de artista com uma grande sensibilidade e dedicação ao universo da ilustração e infância, que de Berlim veio visitar o espaço da Praça das Flores. Os seus livros por lá pararam e uma amizade nasceu. As voltas da vida levaram-na agora à terra onde os Irmãos Grimm viveram, um imaginário que em breve se procura recriar...



Este ano By Zebra books surpreende-nos com mais iniciativas de promoção da imaginação e do livro de autor.
Fica o convite e desafio a participar e pede-se divulgação a todos os ilustradores e interessados.

Capuchinho vermelho, e tantos outros imaginários a explorar...



Brothers Grimm Action, is a competition that arises to support creativity and innovation in contemporary illustration.The contest is aimed to artists, designers and illustrators of any nationality working and practicing within the art field. Participants will have the opportunity to display their work in an exhibition that will take place in the state of Hessen, Germany this coming summer.

The project is sponsored by Zebrabooks, a company dedicated to identify and promote different international artists and artistic groups, who venture into the arts with new trends and thrive on innovation. For this event by Zebrabooks will be working in collaboration with different institutions that encourage, sponsor and ultimatly promote artistical tradition and imagination.

Brothers Grimm's Action nº 1
By Zebra Books invite all those artists and publishers interested to submit their published or unpublished work related or base on any tales from the Grimms Brothers ("Rumpelstiltskin", "Snow White", "Sleeping Beauty", "Rapunzel", "Cinderella", "Hansel and Gretel", and "The Frog Prince").

Entries will be submitted in two different phases:

Phase 1- Online- Digital Files:

- Submissions will be sent via e-mail and be received no later than March the 31th. 2010 . The required format is PDF. All applications most to be sent to: info@byzebrabooks.com

Phase 2 - Unmounted Printed Illustrations:

- Shipments to be sent via registered post. All submissions to be received before May the 30th of 2010

For more information about submission requirements, please contact the website or via e-mail at: info@byzebrabooks.com


Lembram-se dos livros By Zebra na Tsuru?

acima:Trompe l´oeil, M.
Hasui
FoxHat, Kim Seungyoun

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ilustrARTE


4ª edição da bienal ILUSTRARTE
As cinquenta ilustrações seleccionadas pelo jurí estarão expostas a partir de Fevereiro de 2010 no Museu da Electricidade, em Lisboa, que acolhe pela primeira vez a iniciativa.
Um prestigiado júri internacional atribuiu o prémio «Ilustrarte 09» à ilustradora belga Isabelle Vandenabeele e duas menções especiais aos trabalhos do ilustrador francês Martin Jarrie e da dupla de ilustradores italianos Alessandra Panzeri e Alessandro Lecis.


Local:

Museu da Electricidade - Avenida de Brasília, Central Tejo, Portão Poente
Lisboa
Tel. 210028190


Data: De 12 de Fevereiro a 31 de Março, de 3.ª feira a domingo, das 10h às 18h.



menções especiais: Alessandra Panzeri e Alessandro Lecis

Viagem aos bastidores do cinema de animação



No Museu da Marioneta inaugura a exposição de desenhos, cenários e adereços do filme de animação “Desassossego”, de Lorenzo Degl’Innocenti. Os bastidores da obra do realizador italiano radicado em Portugal.
“Desassossego”, de 20 minutos, é uma produção da Sardinha em Lata e da IB Cinema.

A história do "Desassossego"

Ivan trabalha a vida inteira na charcutaria, uma velha herança de família. Ele gostava de ter uma loja de móveis, mas falta-lhe coragem para mudar. Todos os dias, cumpre os mesmos rituais de sempre: acorda cedo e atravessa a cidade na sua velha vespa de 1952, cuidadosamente polida. A cidade ainda dorme, ele respira o ar fresco da manhã e viaja descontraído na mota, como se brincasse com as ruas. Nos tempos livres, Ivan começa involuntariamente a desenhar móveis com o bico da faca na tábua de cortar a carne. Como tempo, ele desenha cada vez mais, mas os clientes impedem-no sempre. Quanto mais quer desenhar, menos consegue.
Quanto mais tenta, mais frustrado se sente, ao ponto de começar a projectar a sua insatisfação nos clientes. Conseguirá Ivan mudar de vida?


Desassossego retracta um ambiente de inquietação, o espaço da dúvida, que se aloja em toda as pessoas, de tempos a tempos. As pequenas rotinas do dia-a-dia que equacionam a forma como nos relacionamos em sociedade, uns com os outros e no espaço de nós próprios.
Um filme que nos incita a seguir os nossos sonhos.


Museu da Marioneta
em parceria com a MONSTRA 2010 | Festival de Animação de Lisboa

- Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146
Lisboa
Tel. 213942810


De 3ª a domingo, das 10 às 13h e das 14 às 18h, de 12 Fevereiro a 18 de Março, entrada é livre.


* Desassossego é um filme de animação de volumes (ou «stop-motion»), para o qual foram construídos cenários e bonecos das personagens (com esqueleto em alumínio), cujos movimentos acontecem pela mão dos animadores e são captados por uma máquina fotográfica, frame a frame. Uma produção da sardinha em lata

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

...

Postal do Haiti, antes do terramoto...

para ajudar