segunda-feira, 30 de março de 2009

picnic under a tree sakura ?


Neste período, várias celebrações ocorrem em vários pontos do mundo,
resgatando a relação entre o homem e a natureza. As festividades mais
marcantes são em culturas milenares como a japonesa e a chinesa.


Em abril no Japão é assim...

sempre foi.

No Japão, é a estação mais popular do país. A primavera é recebida em festa.
Época de "Hanami" que significa "ver o florescer". O Sakura Matsuri, a comemoração das cerejeiras é celebrada em todo o território japonês. A cerejeira é uma planta adorada pelo povo japonês por ser símbolo da felicidade.
O sakura (cerejeira) é o símbolo nacional, pois para os japoneses, sua forma
e cor refletem os ideais mais puros e simples do ser humano.



Hanami is the traditional Japanese custom of viewing blooming sakura, cherry blossoms. Japanese people gather under trees and bring sake and snacks to eat. When the wind blows the falling cherry blossoms, everyone goes "Ohhhh!". People enjoy each others company, drink sake together and enjoy the amazing white blossoms. It is often said that Hanami describes life itself as season of cherry blossom is so short and fleeting. Hanami is also a good symbol of aesthetical nature of Japanese mind.

flor dente-de-leão

é uma flor ambígua: é delicada e frágil, mas essa fragilidade permite precisamente a sua multiplicação. Daí a flor ser conotada com o optimismo e a esperança. Quando entregue como presente, significa união, tolerância e optimismo.
Tão frágil quanto as virtudes que ela simboliza, porém tão persistente quanto as mesmas. Se não tiver cuidado, ela desfaz-se na mão, porém uma vez lançada ao vento, tantas outras surgirão!

" A flor Dente-de-leão não estimula a posse, o apego. Simboliza a liberdade. Ao soprar as pessoas desejam ver suas pétalas se desprender e voar livremente. Quando encontramos uma, queremos partilhar, interagir uns com os outros, experienciá-la. As sementes espalham-se com facilidade, levadas pelo vento, germinam e adaptam-se a inúmeras realidades geográficas no mundo. Em algumas tradições culturais, significa união, tolerância e esperança."

(Esperança no Futuro. As ideias voam e hão-de encontrar poiso onde germinar)

domingo, 29 de março de 2009


sexta-feira, 27 de março de 2009


a festa da Primavera correu muito bem,
de seguida ficam algumas fotografias...

quarta-feira, 18 de março de 2009





segunda-feira, 16 de março de 2009



Novidade ToTem Nature chega à TSURU
está quase a chegar a Primavera ...



(TSURU em tempo de "chocar" ideias que irão florescer)

segunda-feira, 9 de março de 2009


SUGESTÕES-Monstra esta semana, a não perder!

retrospectiva Suiça Favez/Barras/louis
Cinema São jorge, 3ªf dia10 21h

sessão
Maya Yonesho
Museu do Oriente, 6ºf.13 21:30
"Her work over the last ten years of activity has all been devoted to creating animation made by photographing the art books on which her animation is drawn, flipbook-style. Her work is abstract, but it's always a translation of very basic human emotions and experiences, and that comes through surprisingly clearly to the viewer. And she has constantly traveled over the last decade, so that her various films were all made in different countries, with people of different nationalities, inspired by different environs."

workshop de animação a partir de flip-book, com a realizadora Maya Yonesko


longa metragem
Cinema S.Jorge 5ªf.12 19:30 (ou sáb. 14 às 11hsessão pais e filhos)
Na escuridão da noite, quando as sombras crescem e ganham vida própria, a nossa imaginação faz-nos ouvir misteriosos e inexplicáveis vozes e só a luz das estrelas, dos candeeiros e da Lua nos ajudam a afugentar esses medos. Será que conseguem imaginar o que aconteceria se a luz desaparecesse por completo?

e outros (espreitem trailers) difícil é escolher...

$9,99 dia Cinema São Jorge 3ªf 10 22:30
Peur(s) du noir Cinema São Jorge 4ªf 11 19:30 (música de les Triplettes de belleville)
Max&co Cinema São Jorge 5ªf 12 22:30
Mia et le Migou Cinema São jorge 6ªf 13 19:30
sita sings the blues Cinema São jorge 6ªf 13 22:30

A Monstra 2009 trás consigo ainda 4 exposições:
- Originais de George Schwizgebel. Acetatos pintados a óleo originais dos seus filmes;
- Passeio de Domingo - Marionetas e cenários originais do filme de José Miguel Ribeiro, a realizar no Museu da Marioneta;
- Originais do filme 28, apresentados de forma originais e também interactiva através de uma ombre chinoise;
- Instalação interactiva do Suiço Otto Alder.

segunda-feira, 2 de março de 2009


Está aí a chegar a MONSTRA, Festival de animação de Lisboa,
de 9 a 15 de Março
Apresentação do que de melhor se realiza no mundo do cinema de animação bem como novas propostas de diálogo entre as artes da animação e as outras artes.

Este ano, e tendo como espaço central o Cinema S. Jorge, a MONSTRA movimentar-se-á ainda pelo Museu da Marioneta, Museu do Oriente, Museu Nacional da Etnologia e Teatro Meridional.

O tema central da edição de 2009 é o centenário do Futurismo e as escolas e os artistas que se lhe seguiram, razões pela qual a MONSTRA homenageará os 100 anos sobre o manifesto que transformou as artes no início do século XX e dedicará ainda parte da sua programação aos 90 anos da Bauhaus.
A cinematografia Suíça é a convidada desta edição pelo que será realizada uma retrospectiva apresentando os melhores autores e filmes de diferentes gerações de cineastas helvéticos, bem como serão destaque das noites longas da MONSTRA, o Dadaísmo e o Cabaret Voltaire.
O aspecto formativo do festival contemplará a realização de várias masterclasses e workshops para estudantes, realizadores e público interessado, coordenados e dirigidos por, um conjunto de artistas, professores e investigadores de renome mundial. Haverá também a MONSTRINHA que proporcionará programas especiais para crianças, jovens, escolas, pais, filhos e professores.

MONSTRINHA e Edições da MONSTRA
Espaço pioneiro nos festivais da cidade, promotor do encontro entre as crianças e os jovens e a arte da animação, a Monstrinha vai ter um espaço reforçado em 2009.
Com uma programação específica adaptada segundo as idades do seu público, a MONSTRINHA dividir-se-á em 3 faixas etárias (3-6, 7-12 e maiores de 13 anos), tendo em exibição cerca de 20 curtas e longas-metragens de animação, bem como vários ateliers onde as crianças poderão dar os primeiros passos nesta arte, construindo a suas próprias ferramentas.
Adicionalmente, a MONSTRA editará, mais uma vez, os CADERNOS DA MONSTRINHA, um manual de actividades paralelas às animações em exibição, figurando como um excelente manual de trabalho na sala de aula! De forma simples, os alunos poderão viver a experiência da animação enquanto se divertem e aprendem.

consultar programa aqui

palavras-chave da MONSTRA: apresentação, divulgação, competição, formação, diálogo, encontro, discussão, experimentação, produção e edição na arte da imagem em movimento!

POEMA DE AGOSTINHO DA SILVA

" Pé firme leve dança
que o saber seja adulto
mas o brincar de criança. "


AGOSTINHO DA SILVA filósofo, poeta e ensaísta português
(e antigo morador do bairro da Praça das Flores)
Breve BIOGRAFIA (13/02/1906 - 03/04/1994)
George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto a 13 de Fevereiro de 1906 (de família alentejana e algarvia), tendo vivido parte da sua infância em Barca de Alva, junto do rio Douro, localidade que muito o marcou. 
Após concluir a Licenciatura e Doutoramento em Filologia Clássica na Faculdade de Letras do Porto, frequenta a Escola Normal Superior em Lisboa, tendo recebido uma bolsa para estudar em França. 
Tal como ensinava a liberdade de pensamento, assim procedeu na sua vida.
Entre 1935 e 1944, reside em Madrid (como bolseiro) e depois em Lisboa. Em 1944, parte para o Brasil, onde escreve nesse mesmo ano o livro Considerações. Reside no Uruguai e Argentina, realizando trabalhos no domínio da histologia.
Em 1947, regressa ao Brasil, onde ajudou a fundar universidades (afastadas, normalmente, dos grandes pólos de desenvolvimento), de estações científicas, de centros de pesquisa e intercâmbio, a par de intensa actividade pedagógica e pesquisas em entomologia e parasitologia. 
Realiza inúmeras viagens pelo mundo, visitando países como Japão (que percorre demoradamente), Macau e Timor.
Em 1969, passa a residir em Portugal, tendo sido nomeado conselheiro e consultor junto do ICALP, e ainda no Centro de Estudos da América Latina - Universidade Técnica de Lisboa.
Morre em Lisboa num domingo de Páscoa, a 3 de Abril de 1994, com 88 anos de idade.

Obstáculos?
"Obstáculo foi coisa que jamais me importou; procurei sempre seguir a lição dos rios: tiram a extensão e variedade de seu curso daquilo que se lhes opõe; ou das pedras: depende do que somos esbarrarmos nelas e nos queixarmos ou subir-lhes em cima e ver mais longe."
Agostinho da Silva

Dia cheio!

Cartão Cidadão (à 2ºtentativa foi de vez)
Encontro e preparativos para exposição-surpresa
Almoço sobre o rio (Freiras do Chiado)
Voltas de retrosarias
Conserveira no caminho da casa dos bicos
As sementes da Baixa para a Primavera
Rua do Arsenal com cheiro de frutas e bacalhau
Mercado da Ribeira e quiosque pirolito.
Um bom dia lisboeta na folga da TSURU.
(fecha aos Domingos e 2ªfeira)

é bom ser turista na própria cidade!

frase recolhida durante o dia
" Não existe um caminho para a felicidade
a felicidade é o caminho"
Mahatma Gandhi