sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009







Quem não conhece o casal EAMES?

" Not only did CHARLES EAMES (1907-1978) and his wife, RAY (1912-1988) design some of the most important examples of 20th century design and furniture, they also applied their talents to devising ingenious children's toys, puzzles, films, exhibitions.
they defined an open, organic, emotionally expressive approach to design and lifestyle.
(...)
their "good life" concept of celebrating the beauty of everyday objects as well as precious ones. Toys, masks and other folkloric souvenirs collected from their travels were laid out on tables next to stones, buttons, pieces of bark and favourite books as inpirations."

http://www.designmuseum.org/design/charles-ray-eames

House of cards de vários tamanhos e flipbooks das suas peças na TSURU.





Preparados para o Carnaval?

A que te vais mascarar ?

na TSURU há ideias.

. blue bird
. girafe
. elephant
. lion

domingo, 15 de fevereiro de 2009

voltou o sol*


ilustração da (sempre menina) Maria Keil
"Cantar da Tila", de Matilde Rosa Araújo


Os livros das estações_ Primavera, Verão, Outono, Inverno
texto de Maria Isabel César Anjo ilustrados por Maria Keil.
disponíveis na TSURU

" Maria Keil (gosta que a tratem apenas por Maria) nasceu na cidade de Silves, em 1914. Partilhou a maior parte da sua vida com o arquitecto Francisco Keil do Amaral, com quem se casou, muito jovem, em 1933.
De lá para cá fez milhares de coisas, sobretudo ilustrações, que se podem encontrar em revistas como a “Seara Nova”, livros para adultos e diversos livros infantis. Está quase a chegar aos 100 anos de idade de uma vida cheia.
Pintora, ilustradora, decoradora de interiores, designer de mobiliário, ceramista, cenógrafa e figurinista, autora de tapeçarias e de composições azulejares."


ainda o livro que há tanto tempo procuro sem encontrar...

mais ilustrações:
http://purl.pt/708/1/obras/obras-m/11.html

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009



" No budismo japonês para indicar as duas formas de vida feliz são usadas as expressões NIN e TEN. O NIN é o mundo da paz e da tranquilidade quotidiana, o TEN o momento extraordinário da emoção e do amor.
O NIN por isso, é já alegria. Um dia de NIN corresponde a um ano de vida, enquanto que um dia de TEN equivale a mil ou dez mil anos de tempo."
Francesco Alberoni, sociólogo

"Don´t worry, be happy" _ mensagem e desejo TSURU para dia 14 FEV.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009





" TSURU é o nome de uma curiosa loja para crianças. Ou melhor de uma loja-atelier. Onde não há jogos virtuais, nem as típicas figuras de plástico seladas e arrumadinhas. Para se perceber que brinquedos são estes, só mesmo pegando, mexendo, revirando e perguntando, com a indiscrição própria de qualquer criança.
A enorme casa de cartão à entrada, meio rabiscada, é o melhor exemplo. Assim que entram, os mais pequenos metem o nariz na janela, empurram as portinholas e, vendo gatafunhos, também querem gatafunhar.
(...)
Ao som da grafenola do seu avô, mexemos em tudo. Bolas e legumes de tecido, dezenas de papéis para origamis, triciclos multidireccionais- em forma de rato, vaca ou joaninha - puzzles em três dimensões, bonecos pintáveis de algodão, tecidos serigrafados feitos à mão ou brinquedos em potência, isto é, por construir, como a ovelha para tricotar ou o foguetão para pintar.
(...)
Dos novos aos velhinhos, que os piões e berlindes também andam por (cá), para o que der e vier!
"

texto de Bernardo Aguiar, jornalista Jornal SOL, ESSENCIAL 07-13 Fev 2009

mais (página 18 e 19, Essencial, Sol)
http://sol.sapo.pt/EdicaoImpressa/Essencial.aspx

e também
esta semana na TIMEOUT_ loja da semana
pequena correção : A Bolsa da Fundação Oriente atribuída em 2007 foi para a realização de um percurso de estudo de Arquitectura japonesa para a Infância (escolas, parques, Museus, playcenters), após tese realizada com o mesmo tema, e não de lojas como indicado.

sábado, 7 de fevereiro de 2009



" Por qué los inmensos aviones

No se pasean com sus hijos?

Cuál es el pájaro amarillo

Que llena el nido de limones?

Por qué no enseñan a sacar

Miel del sol a los helicópteros?

Dónde dejó la luna llena

Su saco nocturno de harina? "

LIBRO DE LAS PREGUNTAS
(Pablo Neruda)
ilustrações de Isidro Ferrer
Libros para niños Nº13
180 págs.
Mediavaca editora, 2006

(obra escrita por Pablo Neruda Publicada póstumamente.©
1974 Pablo Neruda y Herederos de Pablo Neruda)


Este projecto nasce para ilustrar a célebre obra do poeta chileno Pablo Neruda. O universo gráfico criado por Isidro Ferrer , ilustrador, cria como que um testamento poético em que convivem, de forma indistinta," las mirada del niño y del sabio.”


peças usadas para ilustrações

auto-retrato de Isidro Ferrer

"¿Es Pablo Neruda el poeta chileno que este año cumpliría 100 años? ¿Por qué no ha vivido 1000 años? ¿Es verdad que es uno de los últimos libros que escribió? Si el poeta murió antes de ver el libro, ¿quién le habrá respondido a sus preguntas?
¿Por qué es un libro ilustrado? ¿Quién es Isidro Ferrer? ¿Qué es ilustrar? ¿Cómo se ilustra: “Si se termina el amarillo, ¿con qué vamos a hacer el pan”?¿Es verdad que el taller de Isidro Ferrer se parece a la casa de Pablo Neruda? ¿Es verdad que coleccionaba mascarones de barco? ¿Viajarían alguna vez Isidro y Neruda en el mismo barco? Si han paseado por la misma ciudad, ¿se detendrían por casualidad a contemplar el mismo árbol? ¿Qué le preguntaría Isidro a Neruda? ¿Le respondería Neruda con otra pregunta?
¿El Libro de las preguntas es un libro para niños? ¿Sólo los niños pueden hacer preguntas?¿Qu é es un niño? ¿Es niño todo lo que pregunta? ¿Qué es más importante, la pregunta o la respuesta? ¿Qué clase de preguntas hacen los que leen libros?
¿Cuántas preguntas podemos hacer a lo largo de la vida? ¿Qué es un libro? ¿Qué es una pregunta? "
Mediavaca Editora


Feliz descoberta que exploro hoje já em mãos. Em breve, quem sabe, na TSURU.